Os 3 Maiores Tesouros Piratas Perdidos na História
Os tesouros piratas são elementos quase lendários da história marítima. Envoltas em mistérios e misticismo, essas riquezas são procuradas até hoje em caças ao tesouro e quem quer que as encontre, resgatará uma peça fundamental para a história como um todo. Nesse artigo, exploraremos os três maiores tesouros piratas perdidos mundo afora.
Agora, vamos começar a lista com o caso mais enigmático em que cruzei nas minhas pesquisas.
Tesouro de Olivier Levasseur, o “La Buse”
Olivier Levasseur, conhecido como “La Buse” (O Urubu), nasceu na França por volta de 1689. Iniciou sua carreira como corsário para o governo francês durante a Guerra da Sucessão Espanhola, mas eventualmente tornou-se pirata. Nesse tempo, formou parcerias com notórios piratas como Samuel Bellamy e Henry Jennings, e possivelmente até Barba Negra.
Em 1721, capturou o navio português “Nossa Senhora do Cabo”, que transportava um imenso tesouro de ouro, prata, pedras preciosas e artefatos religiosos, realizando um dos maiores roubos da história da pirataria.
Em 1730, Levasseur foi capturado e condenado à morte. Durante sua execução na Ilha da Reunião, ele supostamente lançou um colar para a multidão, e disse: “Encontrem meu tesouro, vocês que podem entendê-lo”. No colar, havia um papel com pistas sobre a localização do seu tesouro escondido.
Até hoje, o criptograma de La Buse não foi completamente decifrado, e muitos acreditam que o tesouro esteja escondido em alguma ilha do Oceano Índico, como a Reunião, Madagascar ou Seychelles. E com isso, o Tesouro de Olivier Levasseur permanece um dos mistérios mais famosos e enigmáticos da história.
ARTIGOS RELACIONADOS
– A História da Bandeira Pirata: Origem, Significado e Símbolos
– Descubra: o Que os Piratas Comiam Durante uma Viagem?
– O Arsenal dos Piratas — Conheça as Armas Usadas na Era de Ouro da Pirataria
Tesouro de William Kidd
William Kidd, conhecido como Capitão Kidd, nasceu na Escócia por volta de 1645. Ele começou sua carreira no mar como corsário, operando sob a autorização do governo inglês para capturar navios inimigos durante a Guerra dos Nove Anos.
Em 1695, foi contratado pelo governo inglês para caçar piratas no Oceano Índico. Durante esta missão, capturou o navio armênio “Quedagh Merchant”, carregado com mercadorias valiosas, incluindo ouro, seda e especiarias. No entanto, esse ato levou à sua ruína, pois o navio estava sob a proteção do Império Mogol, um aliado dos ingleses.
Ao retornar a Nova York em 1699, Kidd foi preso e enviado à Inglaterra, onde foi julgado por pirataria e assassinato. Condenado, foi enforcado em 1701. Durante seu julgamento, Kidd tentou negociar sua liberdade em troca da localização de um grande tesouro enterrado em Gardiners Island.
De fato, as autoridades coloniais recuperaram alguns itens valiosos dessa ilha logo após sua prisão. Esse foi provavelmente o único caso na história de um pirata que enterrou um baú com tesouros. No entanto, rumores persistem de que ele teria escondido outras riquezas em locais secretos.
Caçadores de tesouros piratas têm procurado por pistas e locais onde o verdadeiro tesouro de Kidd poderia estar enterrado, explorando lugares como Long Island, Block Island e várias áreas ao longo da costa da Nova Inglaterra. Até hoje, porém, não tiveram sucesso com essa caça.
Tesouro de Lima
E para finalizar essa lista falaremos do Tesouro de Lima, uma das maiores somas perdidas até hoje. Durante a Guerra da Independência do Peru, no início do século XIX, o tesouro colonial da cidade de Lima foi alvo de uma movimentação desesperada por parte dos governantes e da Igreja Católica Romana. Para evitar que as riquezas da cidade caíssem nas mãos do inimigo, foi ordenado que ele fosse levado ao México para mantê-lo em segurança.
Então, o tesouro que se estima conter grandes quantidades de ouro, prata, joias, pedras preciosas, obras de artes e artefatos religiosos foi colocado a bordo de Mary Dear, um navio comandado pelo até então oficial William Thompson. E essa foi a receita do desastre.
William Thompson e sua tripulação se viram tentados pela enorme quantia que hoje valeria em torno de 1 Bilhão de Reais. Em um ato de pirataria, ele desviou sua rota e roubou o tesouro de Lima, escondendo-o em uma remota ilha tropical chamada Ilha de Coco, na Costa Rica. Sua intenção era recuperar as riquezas quando a “poeira abaixasse”, mas, antes que isso ocorrece, ele foi capturado.
Toda a tripulação a bordo do Mary Dear foi executada, exceto por William Thompson e um outro marinheiro. Os dois negociaram por suas vidas com a promessa de revelar a localização do Tesouro de Lima, entretanto, ao chegarem na Ilha de Coco, a dupla conseguiu fugir pela mata e nunca mais foram encontrados, assim como um dos maiores tesouros piratas da história.
Um Livro de Fantasia na Era de Dourada da Pirataria
“Um Destino Traçado… Em Sangue Revelado” Conheça meu livro de fantasia e aventura e prepare-se para uma jornada épica e visceral pelos mares do século XVII. A obra está disponível na Amazon BR em formato de e-Book e capa comum (incluso no KINDLE UNLIMITED) e também em edição física no incrível catálogo da Editora Flyve!
- Versão Física – https://flyve.com.br/533/o-chamado-das-profundezas
- Versão Digital – https://amzn.to/3Up
Não deixe de conferir os links e ver a sinopse completa! Te espero lá 😉