...

L. R. Arcano

8 Dicas de Stephen King para Você Escrever Mais e Melhor

O renomado autor norte americano Stephen King é um dos nomes mais reconhecidos em todo o mundo quando falamos de livros de sucesso. Seus textos no gênero de terror e ficção científica são referências no mundo literário e, muitos deles, deram origem à filmes também de sucesso estrondoso como “It: A Coisa” e o bizarro palhaço Pennywise, “O Iluminado” dirigido pelo saudoso Stanley Kubrick e estrelado pela lenda do cinema Jack Nicholson. Ele possui também um livro inteiro com dicas de escrita e outras questões relacionadas ao mundo da literatura chamado “Sobre a Escrita: A Arte em Memória”.

King é famoso pela qualidade, estilo e velocidade de escrita. Tendo publicado mais de 50 obras ao longo de sua carreira, há poucos autores no ramo que entendem tanto quanto ele quando o assunto é a escrita. Eu reuni aqui 8 superimportantes dicas que ele deu em suas entrevistas e que são importantes para qualquer autor que esteja em início de carreira. Espero que gostem!

Dica de Escrita 1 – Tenha uma Meta Diária

Uma vez quando questionado por George R.R Martin (Game of Thrones) como diabos ele escrevia tão rápido, King respondeu que o seu jeito de trabalhar era tentar o seu máximo para escrever pelo menos 6 páginas por dia, todos os dias da semana. Para nós, meros mortais, pode parecer muito, mas a dica em si é ter uma meta diária e ter consistência para atingi-la todos os dias.

Dica de Escrita 2 – A Escrita Precisa ter Uma Rotina

Todos os dias eu acordo, tomo café da manhã com minha esposa, assisto CNN, faço para mim um chá e então me sento e escrevo por cerca de duas ou três horas

Stephen King em uma entrevista.

A rotina é amiga do escritor e da produtividade. Crie a sua própria rotina diária como escritor e a siga todos os dias.

Dica de Escrita 3 – Vá Aonde a História te Guia

Nem tudo num livro ou conto precisa ser minimamente planejado. Stephen menciona que às vezes ele não sabia nem mesmo como ou onde seu livro iria terminar. Isso era grande parte da diversão de escrever!

Dica de Escrita 4 – As Boas Ideias Grudam em Sua Mente

Você é adepto a anotar todas as boas ideias que passam por sua mente? Pois saiba que King acha uma péssima ideia! “O pior jeito de imortalizar ideias ruins é anotando-as” são as palavras que ele menciona em uma de suas entrevistas. Uma de suas dicas de escrita é que as boas ideias ficam em sua mente, grudadas e guardadas para serem usadas no momento certo, independentemente do tempo que se passe.

Ele menciona também que quando começou a escrever “Sob a Redoma” ele era jovem e inexperiente demais para o tamanho da história que ele desejava contar. Por isso, após escrever cerca de trinta páginas, abandonou o livro e retornou a escrita anos depois, já com mais maturidade. Resultado: o livro foi um sucesso, com adaptações em série e em paródias (Os Simpsons: o Filme).

Dica de Escrita 5 – Desenvolva Estilo de Escrita aos Poucos

Para ele, a saga da maioria dos escritores começa com a escrita copiada ou inspirada em algum autor. Isso não é ruim! Todos começam se inspirando em alguém que gosta muito. Gradualmente, desenvolve-se sua própria escrita, seu estilo narrativo e sua voz interior. Ele mesmo, no início de carreira, admite ter copiado o estilo de H.P Lovecraft, o autor que revolucionou a escrita de terror e trouxe ao mundo um novo gênero: o horror cósmico.

Dica de Escrita 6 – Deixe que Histórias Curtas Evoluam para Livros

De acordo com uma de suas entrevistas, King revelou mais uma de suas dicas de escrita. Nela, ele mencionou que suas primeiras publicações foram histórias curtas, ou contos. Eles são uma ótima forma de exercício e de criar enredos que podem evoluir para histórias maiores. “Misery: Louca Obsessão” se originou assim. O autor pensou nela como uma história curta, mas a medida que ia escrevendo decidiu expandir para uma novela.

Dica de Escrita 7 – Escreva Sobre Temas que Você Gosta

Não pense somente no que as pessoas gostariam de ler e sim em o que você gostaria de escrever. A escrita não é um processo rápido, ele é longo e pode demorar meses até que você termine um livro. Se você não gostar do tema ou da história que está escrevendo, dificilmente conseguirá escrever algo de substância.

Dica de Escrita 8 – Se Afunde na Escrita, mas Não se Afogue

Um método para que a história flua melhor é imergir-se na escrita até que o mundo “exterior” desapareça. Esse é um estado de concentração em que todos os problemas do mundo externo, todas os afazeres e preocupações somem. E ali, nesse momento, só existe você e a sua escrita em um mundo próprio. King ainda brinca sobre esse estado dizendo: “Só não se afunde demais, ou se perca na história pois esse é o tipo de coisa que lunáticos fazem em manicômios”.

Obrigado Pela Leitura e Boa Sorte em Suas Escritas!

Bom pessoal, essas foram as dicas! Fiz a tradução delas com base em algumas entrevistas do autor e dei alguns toques pessoais. Sei que vão ser de grande valia para quem deseja ser um escritor ou aprimorar suas habilidades. Espero que tenham gostado! Se possível, comentem a sua opinião a respeito das dicas e quais delas você usa no seu dia a dia. Um abraço e até mais!

0 comentário em “8 Dicas de Stephen King para Você Escrever Mais e Melhor”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.