L. R. Arcano

Lendas do Mar: Lusca, um Quimera entre Polvo e Tubarão que Aterroriza as Bahamas

Lusca, criatura das bahamas

Os críptídeos são seres cuja existência habita o limiar entre o mito e a realidade. Criaturas sugeridas por meio de relatos, tradições folclóricas e avistamentos, mas que não são reconhecidas oficialmente pela ciência. Alguns dos mais famosos dessa categoria são o Chupacabra, Monstro do Lago Ness e o Pé Grande. Mas hoje, vamos falar sobre um menos conhecido, mas igualmente aterrorizante: o Lusca, uma monstruosa criatura das Bahamas, metade polvo, metade tubarão, cuja lenda atormenta até hoje o imaginário dos locais e visitantes.

Aparência e Características do Lusca

O Lusca é um tipo de quimera, um híbrido entre duas das mais aterrorizantes criaturas do mar: o polvo gigante e o tubarão branco. Ele é descrito como tendo entre 18 e 60 metros de comprimento e é com toda certeza um predador massivo. Os relatos destacam sua natureza agressiva, velocidade e aparência.

A parte superior desse criptídeo é composta por uma cabeça e torço de tubarão. Uma mandíbula alongada, com dentes tão afiados quanto navalhas e olhos atentos, capazes de enxergar na mais pura escuridão dos mares. Já da metade para baixo, ele possui a estrutura de um polvo gigante, com tentáculos poderosos.

Certos relatos mencionam algumas habilidades ligadas à sua metade octópode. Se movimentar em alta velocidade, mudar de cor para se misturar com o ambiente, assim como certas espécies pequenas de polvos, são algumas delas. No mar, suas presas são barcos e nadadores que se aventuram perto de seu habitat.

VEJA TAMBÉM

LESHY – O MITO POR TRÁS DO MONSTRO DE THE WITCHER
O Sluagh – A Hoste de Almas Imperdoáveis da Mitologia Celta

Locais de Avistamento

Avistamentos do Lusca são relatados em vários pontos do mundo, mas um lugar em especial parece ser o seu favorito: as ilhas de Andros, nas Bahamas. Essa região é famosa por ser lar de diversos Buracos Azuis; cavernas subaquáticas em meio ao mar que parecem não ter fundo.

Blue Holes of Andros
Buraco Azul em Andros

Esses são considerados o habitat perfeito para o Lusca, que vive nas misteriosas profundezas dos Buracos Azuis e emergem somente para caçar e se alimentar. Muitas dessas cavernas nunca foram mapeadas nem se sabe qual a real profundidade… não é difícil supor o porquê. Se explorar cavernar normais já é uma tarefa perigosa, imagine explorar uma caverna subaquática escura e desorientadora.

O Lusca Encontrado nas Bahamas

No Caribe, principalmente nas redondezas das Bahamas, a lenda do Lusca é bastante enraizada na cultura local. Tendo o epicentro dos relatos sendo os Buracos Azuis de Andros, que por si já são estruturas fascinantes, houve um caso “recente” que eu gostaria de mencionar.

No dia 18 de janeiro de 2011, o corpo de um suposto Lusca foi achado encalhado nas areias de uma praia das Bahamas. Era uma criatura de aparência bizarra, que testemunhas visuais descreveram como lembrando tanto um polvo gigante quanto um tubarão. Isso gerou grande comoção entre os moradores, pescadores e turistas. 

Representação do Criptídeo Lusca
Lusca, pelo artista Caio Sales

Fotos e vídeos do suposto criptídeo logo se espalharam pela internet, gerando dúvidas e teorias que alimentaram ainda mais essa incrível lenda. E você, o que achou dessa besta marinha? Deixe nos comentários seus pensamentos e sugestões para futuros episódios de ‘Lendas do Mar’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima