...

L. R. Arcano

Caça às Bruxas & Inquisição: 10 Motivos Absurdos Para Ser Acusado de Bruxaria

Ilustração de uma mulher condenada por magia e bruxaria
Ilustração de Uma Bruxa Medieval Sendo Queimada

Durante a Idade Média, a superstição e o medo do excessivo do sobrenatural dominava a sociedade. Pobres coitados que muitas vezes estavam somente cuidando de sua vida, podiam ser falsamente acusados de bruxaria e até condenados sem muitas provas. Nenhum de nós estaríamos 100% salvos da fogueira! Nesse artigo, vou mostrar dez motivos absurdos pelos quais poderiam te acusar de magia e bruxaria durante a Idade Média, dando início à uma caça às bruxas totalmente desnecessária.

Motivo 1: Marcas de Nascença e Imperfeições pelo Corpo

Para começar, nesse tempo, as pessoas acreditavam que certas imperfeições físicas eram sinais de pacto com o diabo ou da prática de bruxaria. Então, se você tivesse verrugas, manchas na pele, pintas, cicatrizes ou alguma deformidade física que chamasse a atenção, isso poderia servir de evidência do seu envolvimento com o sobrenatural.

Motivo 2: Sonambulismo e Falar Consigo Mesmo

Já se pegou alguma vez conversando sozinho, enquanto andava tranquilamente pela rua? Pois bem, esse simples hábito poderia ser o suficiente para lhe garantir uma vaga na fogueira.

Falar sozinho, ou enquanto dorme, era considerado um sinal de que você estaria se comunicando com espíritos ou alguma entidade demoníaca.

Motivo 3: Ter Gatos, Principalmente Gatos Pretos

Bruxa com Um Gato Preto
Bruxa com Um Gato Preto

Em diversas culturas, os gatos são animais intimamente ligados ao sobrenatural. Na Idade Média, os gatos, especialmente os gatos pretos, eram frequentemente associados à magia e bruxaria.

Os camponeses tinham a crença de que bruxas poderiam se transformar no animal para realizar seus feitiços, e a presença de um gato preto em uma casa era vista como um mau presságio. E quem pode julgar? Gatos pretos são realmente bizarros!

Motivo 4: Mudanças Climáticas Extremas

Durante eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, tempestades severas ou catástrofes naturais, os supersticiosos poderiam culpar a bruxaria pelo estrago.

Pessoas já suspeitas, que possuíssem quaisquer dos atributos listados nesse artigo, tinham olhos voltados para si nessas ocasiões.

Motivo 5: Ser uma Parteira Poderia te Fazer um Alvo da Inquisição

Ainda que essenciais para a comunidade, as parteiras poderiam levantar suspeitas devido seu conhecimento acima da média a cerca do corpo humano e outras ciências.

Uma mulher com conhecimento já era vista com estranheza; ela sendo boa em abrir corpos, em botânica e plantas medicinais não melhorava nem um pouco sua situação. E isso nos leva ao tópico a seguir…

CONTEÚDO RELACIONADO: A ORIGEM DO DIA-DAS-BRUXAS – DOS CELTAS AO HALLOWEEN MODERNO

Motivo 6: Praticar Curandeirismo e Ter Conhecimentos Botânicos

Uma Ilustração Medieval de Um Livro de Botânica

Assim como as parteiras, o curandeirismo era visto com maus olhos. Conhecimentos de plantas curativas, medicina alternativa e supostos rituais milagrosos de cura podiam ser o estopim para te transformar em churrasco, réu primário sob a pena máxima na acusação de magia e bruxaria.

Além disso, muitos curandeiros e curandeiras viviam em meio aos bosques, o que aumentava ainda mais o mistério e desconfiança em suas práticas.

Motivo 7: Possuir uma Aparência Estranha

Pessoas que se destacassem demais em termos físicos, como ser muito alta, ou baixa, excessivamente magra ou ter o rosto estranho de alguma forma, podiam ligar o “alerta” de certos indivíduos.

Isso acontecia devida a paranóia ligada ao sobrenatural, que levava a população a fazer associações equivocadas de uma aparência peculiar com a prática da magia e bruxaria. Completamente ridículo, não é mesmo. Mas calma, ainda vai piorar!

Motivo 8: Manteiga ou Leite Estragado na Dispensa

Você poderia ser a pessoa mais “normal” do mundo, mas algo como um leite estragado de forma repentina na dispensa do seu vizinho podia ser o suficiente para levantar suspeitas!

Era comum, na época, ligarem a deterioração de alimentos com a atuação maligna. A ignorância deles, quanto ao processo natural de decomposição, era a causa disso.

Motivo 9: Ser Canhoto Poderia Iniciar uma Caça às Bruxas

Agora, se você acha que não estava absurda o suficiente essa lista, experimente ter nascido canhoto! Ser canhoto era visto como algo incomum e muitas vezes associado ao mal na Idade Média.

Aqueles que usavam a mão esquerda para realizar tarefas cotidianas podiam ser suspeitos de bruxaria devido à crença de que o lado esquerdo estava ligado ao diabo.

Motivo 10: A Magia e Bruxaria era Fortemente Associada ao Sexo Feminino

Por último, um item que nem precisava estar na lista, mas que ainda sim é importante que esteja. Você já ouviu o termo “Caça aos Bruxos”? Pois bem, nem eu! Nem preciso dizer o quanto as mulheres eram alvos das acusações na Idade Média.

Ser uma mulher, principalmente inclinada a alguma ciência ou com conhecimentos acima da média sobre algo que fosse “coisa de homem” podia ser um ticket para a forca ou fogueira… A Caça às Bruxas de Salém está aí como prova (e ainda farei um artigo especial sobre isso).

Mulher condenada na Caça às Bruxas de Salem
Ilustração de Uma Bruxa de Salem Condenada

Muito Obrigado pela Leitura!

Conheça meu canal no Youtube, “Reino Arcano”. Lá, posto vídeos sobre curiosidades históricas, lendas, mitologia, história da pirataria e muito mais!

Link para o Youtube: Clique Aqui e Conheça o Canal Reino Arcano

Espero que tenha gostado do tema e, se quer ver mais histórias como essa, deixe seu comentário que terei o prazer de pesquisar a respeito e trazer para vocês! Um grande abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.